ciar sus sistema único de saúde.JPG

Confiram o Filme Sistema Único de Saúde produzido pela Ciar e profª Cristiane Lemos

Confiram o Filme Sistema Único de Saúde (Em defesa do SUS) produzido pela Ciar e professora Cristiane Lemos

O filme “Sistema Único de Saúde” foi  foi produzido pelo CIAR / UFG como ferramenta de apoio pedagógico ao curso de Licenciatura em Ciências Biológica (CIAR)s a distância, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.

A professora Cristiane Lemos professora  Instituto em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva  fez parte da equipe de produção do vídeo.  Segundo a professora “ O texto do filme foi inspirado em uma  palestra que foi realizada em uma igreja  católica ,  no período que a saúde pública fez parte da Campanha da Fraternidade. A discussão foi sobre a amplitude do SUS e a necessidade de sua defesa pois ao contrário do que muita gente pensa, todo mundo usa o SUS. Então é necessário defendê-lo.  O interessante é que até o padre da paróquia ficou impressionado com a falta de conhecimento sobre o assunto.”

animação sus.jpg

Assim com a ideia de expandir o assunto,  a professora se reuniu com a equipe do CIAR para pensar numa proposta didática que servisse para disciplina de Saúde Coletiva , mas que fosse também disponibilizada para um público mais amplo via youtube. Foi sugerido trabalhar como bonecos de massinhas e a equipe optou pela técnica  de filme stop motion.

Atualmente o vídeo já teve 191.065 visualizações  e há relatos de que muitos docentes e de educadores populares estão utilizando o filme em suas atividades educativas. O vídeo  trabalhadores.  Importante destacar que o filme está  sendo utilizado  no projeto “SUS além da mídia”   pelo  CEBES , do qual a professora faz parte da diretoria ampliada nacional e atua como uma das coordenadoras em Goiânia .  Neste projeto de extensão há a participação de acadêmicos de graduação , do Mestrado Profissional em  Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Ensino em Saúde.

Categorias: NOTÍCIAS

URL relacionada: https://www.youtube.com/watch?v=_GKse_BCAWU