Weby shortcut
Logo NESC
Logo SUS

1er Colloque International “Socio-Clinique Institutionnelle et Santé Collective” (1º Colóquio Internacional Socioclínica Institucional e Saúde Coletiva)

A Socioclínica Institucional, corrente da análise institucional, é um referencial teórico e metodológico da análise institucional, apoiado em conceitos da socioanálise, da linha socioclínica. Nesse referencial, a intervenção institucional propõe-se a provocar uma ruptura no modo instituído de funcionamento das organizações.

A análise institucional ao buscar a transformação das instituições a partir das práticas e discursos dos seus sujeitos, potencializa o crescimento da utilização do seu instrumental na saúde coletiva, considerando as dimensões da pesquisa, da intervenção e da formação dos profissionais.

Duas dimensões são possíveis no campo da saúde coletiva, que consistem na análise institucional da saúde coletiva e a análise institucional na saúde coletiva. A primeira, considera a saúde coletiva como instituição, o que significa problematizar a própria constituição do seu campo como um conjunto de saberes e práticas, relacionados a um contexto amplo, de ordem político-social, ideológica e técnico-científica. A análise institucional  é entendida como "análise de papel”, ou como recurso a estudos de caráter sócio-histórico. A segunda dimensão seria a análise institucional na saúde coletiva que se refere à socioanálise. Um recurso para atuar/intervir no interior de instituições que compõem a área da saúde coletiva enfatizando os processos microssociais e micropolíticos, a partir de grupos de profissionais ou de clientela.

Programação

Mais informações no link: https://iptsp.ufg.br/e/22855-1er-colloque-international-socio-clinique-institutionnelle-et-sante-collective

OBS: O PPGSC oferecerá 6 vagas para a participação de seus pós-graduandos no evento como alunos na disciplina "Tópicos Avançados em Socioclínica Institucional e Saúde Coletiva ", com 1 (um) crédito (16 horas aula). Para esses alunos, a inscrição no evento será gratuita.

Os alunos interessados em fazer a disciplina deverão encaminhar uma carta de intenções e uma declaração (modelo anexo I e II) até dia 24 de abril, quarta-feira, ao e-mail do PPGSC: mestradoprofissionalsc.ufg@gmail.com

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Modelo de declaração 370 Kb 54ac0242924cbf26bf7b2bf3ef80c2be
Modelo de Carta de Intenção 370 Kb 6e2e900396b2d181cfd18a0760a8d774
Plano de disciplina - Tópicos Avançados em Socioclínica Institucional e Saúde Coletiva 177 Kb 77287d3a6c6b9b929aa07b45d0bef6cb