Weby shortcut
Logo NESC
Logo SUS
  • Oficina de Auto Avaliação e Planejamento  do PPGSC

    1ª Oficina de Auto Avaliação e Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

    O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás promoverá a 1ª Oficina de Auto Avaliação e Planejamento dia 26/09/2019, quinta-feira, das 13:00 às 17:30, na Sala de Leitura, 1º andar do IPTSP/UFG. O objetivo é realizar auto avaliação e tomada de decisão participativa e corresponsável para o planejamento estratégico e fortalecimento do PPGSC.

    Read more...

  • 1º SIMPÓSIO TEMÁTICO DO CONPEEX - ANÁLISE INSTITUCIONAL E SAÚDE COLETIVA

    1º SIMPÓSIO TEMÁTICO DO CONPEEX - ANÁLISE INSTITUCIONAL E SAÚDE COLETIVA: ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES, ORGANIZAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS

    Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (PPGSC/IPTSP), Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (PPGES/FM) e Psicologia da Faculdade de Educação (PPGP/FE) promoverão o 1º Simpósio "Análise institucional e Saúde Coletiva: análise das instituições, organizações e práticas sociais" no Conpeex 2019.

    O Simpósio pretende ser um espaço de intenso debate e reflexão sobre as instituições a partir do referencial da análise institucional e saúde coletiva.

    Sendo a análise institucional uma abordagem que busca a transformação das instituições a partir das práticas e discursos dos seus agentes sociais, pode-se dizer que há grande potencialidade para o crescimento da utilização das suas ferramentas no campo da saúde coletiva, considerando as dimensões da pesquisa, da intervenção e da formação (L'ABBATE, 2003).

    Assim, buscar-se-á debater as potencialidades do referencial da análise institucional na análise das instituições, organizações e grupos no contexto da pós-graduação; e divulgar experiências e resultados de pesquisas baseadas em metodologias participativas (pesquisa socioclínica institucional, socioanálise, esquizodrama, pesquisa-ação, etc.) no contexto da saúde coletiva.

    Espera-se fomentar um profícuo debate e de criar um grupo de pesquisa de análise institucional interprogramas de pós-graduação, visando a produção de conhecimento e formação de pesquisadores.

     

    16 a 18 de outubro de 2019 - UFG

    PERIODO DE INSCRIÇÕES

                Para alunos da UFG e das IES externas a UFG, com apresentação de trabalhos, no simpósio será do dia 01 de agosto de 2019 a 04 de setembro de 2019 e se darão apenas pelo site do CONPEEX. PRORROGADO ATÉ 09 DE SETEMBRO AS 18 HORAS Link: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=14801 

    Para os participantes no evento somente como ouvinte, ou seja, sem apresentação de trabalhos, serão do dia 01 de agosto de 2019 a 09 de outubro de 2019 e se darão apenas pelo site do CONPEEX.

    Não será possível fazer inscrição no evento e enviar trabalhos após o prazo de inscrição ter se encerrado

     

    NORMAS DE ENVIO DE TRABALHOS AO SIMPÓSIO TEMÁTICO

    (prorrogação de submissão de trabalhos até 9 de setembro de 2019 as 18 horas)

     

    Read more...

  • EDITAL 003/2019 PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ESPECIAIS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, Mestrado Profissional – 2º Semestre de 2019

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura de inscrições para a seleção de alunos especiais das seguintes disciplinas:

     

    Disciplina

    Professor coordenador

    Carga horária

    Dia da semana

    Datas

    Horários

    Número de vagas

    Sistemas Universais de Saúde

     

    Fernando Passos Cupertino de Barros

     

     

    16 horas/

    1 Crédito

     

    Sexta-feira

    30/08/2019

    13:00 as 17:00

    10

    27/09/2019

    13:00 as 17:00

    08/11/2019

    13:00 as 17:00

    06/12/2019

    13:00 as 17:00

    Economia da Saúde

    Elias Rassi

    32 horas/

    2 Créditos

     

    Quarta-feira

    11/09/2019

    08:00 as 17:00

    10

    18/09/2019

    08:00 as 17:00

    25/09/2019

    08:00 as 17:00

    09/10/2019

    08:00 as 17:00

     

    Read more...

  •  CAFÉ CEBIANO: SAÚDE EM DEBATE

    CAFÉ CEBIANO: SAÚDE EM DEBATE

    CAFÉ CEBIANO: SAÚDE EM DEBATE

    É uma oportunidade para comunidade acadêmica, profissionais de saúde, conselheiros e participantes de movimentos sociais debaterem os rumos do SUS no estado, no país e frente a nova conjuntura política. 

    Os  encontros acontecerão ao longo do ano, toda segunda quarta-feira do mês (exceto em junho). Em anexo o link de nossa agenda permanente e o folder de divulgação, com dois textos para amparar o debate.  https://spark.adobe.com/pag

  • EDITAL 002/2018 PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ESPECIAIS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, Mestrado Profissional – 2019.1

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura de inscrições para a seleção de 20 alunos especiais na disciplina de Planejamento, Programação e Avaliação em Saúde, correspondente a 48 horas aulas, 3 créditos, a ser ofertada nos dias 17, 18, 26, 27 e 28 de junho de 2019.

    Read more...

  • 1er Colloque International “Socio-Clinique Institutionnelle et Santé Collective” (1º Colóquio Internacional Socioclínica Institucional e Saúde Coletiva)

    A Socioclínica Institucional, corrente da análise institucional, é um referencial teórico e metodológico da análise institucional, apoiado em conceitos da socioanálise, da linha socioclínica. Nesse referencial, a intervenção institucional propõe-se a provocar uma ruptura no modo instituído de funcionamento das organizações.

    A análise institucional ao buscar a transformação das instituições a partir das práticas e discursos dos seus sujeitos, potencializa o crescimento da utilização do seu instrumental na saúde coletiva, considerando as dimensões da pesquisa, da intervenção e da formação dos profissionais.

    Duas dimensões são possíveis no campo da saúde coletiva, que consistem na análise institucional da saúde coletiva e a análise institucional na saúde coletiva. A primeira, considera a saúde coletiva como instituição, o que significa problematizar a própria constituição do seu campo como um conjunto de saberes e práticas, relacionados a um contexto amplo, de ordem político-social, ideológica e técnico-científica. A análise institucional  é entendida como "análise de papel”, ou como recurso a estudos de caráter sócio-histórico. A segunda dimensão seria a análise institucional na saúde coletiva que se refere à socioanálise. Um recurso para atuar/intervir no interior de instituições que compõem a área da saúde coletiva enfatizando os processos microssociais e micropolíticos, a partir de grupos de profissionais ou de clientela.

    Programação

    Mais informações no link: https://iptsp.ufg.br/e/22855-1er-colloque-international-socio-clinique-institutionnelle-et-sante-collective

    OBS: O PPGSC oferecerá 6 vagas para a participação de seus pós-graduandos no evento como alunos na disciplina "Tópicos Avançados em Socioclínica Institucional e Saúde Coletiva ", com 1 (um) crédito (16 horas aula). Para esses alunos, a inscrição no evento será gratuita.

    Os alunos interessados em fazer a disciplina deverão encaminhar uma carta de intenções e uma declaração (modelo anexo I e II) até dia 24 de abril, quarta-feira, ao e-mail do PPGSC: mestradoprofissionalsc.ufg@gmail.com

    Read more...

  • See all